Prefeitura de Nova Cruz realiza mutirão da saúde na comunidade de Primeira Lagoa

Spread the love

O mutirão contou com a presença de profissionais qualificados e especializados.

Nova Cruz, 27 de maio de 2023 – A Prefeitura de Nova Cruz, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu um mutirão da saúde na manhã de hoje, às 8 horas, na comunidade de Primeira Lagoa. O evento proporcionou uma série de serviços de saúde essenciais para os moradores locais.
O mutirão contou com a presença de profissionais qualificados e especializados, que ofereceram atendimentos médicos e serviços variados para a população da localidade.

Entre os serviços disponibilizados, destacaram-se:
1. Oftalmologia – Um oftalmologista renomado da região esteve presente, realizando consultas e exames oftalmológicos para avaliar a saúde ocular dos moradores.
2. Exames preventivos: Foram disponibilizados exames preventivos, com o objetivo de diagnosticar precocemente possíveis doenças e promover a saúde preventiva.
3. Vacinas: O mutirão ofereceu vacinas de rotina, incluindo a vacinação contra influenza (gripe sazonal) e febre amarela. Além disso, a vacina Pfizer contra a COVID-19 também estava disponível para os interessados.
4. Testes rápidos: Testes rápidos foram realizados para detecção de doenças transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatites virais, proporcionando um diagnóstico ágil e preciso.
5. Avaliação nutricional: Uma equipe de profissionais capacitados em nutrição ofereceu avaliação nutricional individualizada, fornecendo orientações sobre alimentação saudável e adequada para cada caso.
6. Fonoaudiologia: Um fonoaudiólogo esteve presente para realizar avaliações e oferecer orientações relacionadas a distúrbios de fala, linguagem e audição.
7. Plantão psicológico: Profissionais da área de psicologia ofereceram atendimento de plantão, proporcionando suporte emocional e orientações psicológicas aos participantes.
8. Práticas corporais com educador físico: Um educador físico conduziu atividades físicas e práticas corporais, promovendo a importância da atividade física regular para a saúde e o bem-estar.
9. Fisioterapia: Um fisioterapeuta esteve disponível para avaliações e tratamentos relacionados a problemas musculoesqueléticos, visando à reabilitação e ao alívio da dor.
10. Consulta odontológica: Profissionais de odontologia ofereceram consultas e orientações odontológicas, contribuindo para a promoção da saúde bucal.
11. Verificação de pressão arterial e glicose: Foram disponibilizados equipamentos para aferição da pressão arterial e glicose, permitindo que os participantes verificassem seus níveis e recebessem orientações sobre prevenção e controle de doenças relacionadas.

A iniciativa da Prefeitura de Nova Cruz em promover o mutirão da saúde na comunidade de Primeira Lagoa demonstra o compromisso em levar atendimento de qualidade e acesso aos serviços de saúde à população. A ação multidisciplinar proporcionou uma oportunidade valiosa para os moradores.