Chuvas do fim de semana superam média esperada para todo o mês de julho no Leste potiguar

Spread the love

A média esperada pela Emparn era de 176 milímetros, mas as chuvas superaram os 200mm.

As chuvas registradas nos primeiros dias de julho superaram a média esperada para todo o mês de julho no Leste potiguar.

De acordo com o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), as chuvas superaram os 200 mm, enquanto a expectativa para a região era um acúmulo de até 176,8 mm.

O número, segundo o chefe de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, tem explicações no aquecimento do oceano Atlântico. Foi registrado um aquecimento de 1,5 ºC, elevando a temperatura para 28,4 ºC. O panorama só acarreta em chuva por estar associado com ventos de Leste que atuam na costa do Nordeste.

A Emparn destaca que, apenas na capital potiguar, foram registradas precipitações na casa dos 235 milímetros nos quatro primeiros dias do mês, 10mm a menos do que a expectativa para o mês.

Outra chuva como essa ocorreu 30 de julho de 1998 quando em um só dia choveu 253,2mm na capital potiguar”, comentou Bristot.

A forte chuva acarretou em transtornos para a população. A Defesa Civil de Natal atendeu aproximadamente 50 chamados por causa das fortes chuvas que caíram sobre a capital potiguar no fim de semana.

Ao todo, 12 lagoas de captação de água transbordaram neste domingo (3), alagando ruas e invadindo casas. O abastecimento foi suspenso em oito bairros da capital devido aos danos causados pelas chuvas.

Previsão

Após as fortes chuvas do final de semana, o tempo na capital potiguar ficou aberto. A expectativa da Emparn é que o tempo se mantenha assim até a quarta-feira, quando a empresa prevê a incidência de chuvas que podem superar os 50 milímetros. Já no final de semana, as chuvas podem voltar a aparecer, porém em menor intensidade.

Fonte: G1/RN