Pernambuco e mais 5 estados do Nordeste têm alerta de chuva até segunda; Sul também tem risco de tempestade, segundo Inmet

Spread the love

No Norte, quatro estados têm alerta de perigo potencial por chuvas intensas; centro do país tem alerta de baixa umidade que chega a parte do Sudeste até a noite deste domingo (29).

Todas as regiões do Brasil devem registrar fenômenos climáticos importantes até a manhã de segunda-feira (30), alertou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste domingo (29).

No Nordeste, onde as chuvas já deixaram mais de 40 mortos no Recifeo alerta continua sendo de perigo por chuvas intensas no litoral sul de Pernambuco, em todo o litoral de Alagoas e no litoral norte de Sergipe (veja mapas abaixo).

Nessas regiões, são esperados até 100 milímetros de chuva, com ventos de até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, alerta o Inmet.

Também há alerta de perigo potencial por causa das chuvas para o resto do litoral pernambucano, na maior parte do litoral da Paraíba e no resto de Sergipe. O alerta também vale para alguns municípios do nordeste da Bahia (veja mapa abaixo), regiões de Pernambuco fora do litoral e para o agreste e sertão de Alagoas. Nesses locais, a previsão é de até 50 milímetros de chuva, com ventos de até 60 km/h.

perigo potencial trazido pelas chuvas também deve chegar a partes do Maranhão – o mesmo alerta do resto do Nordeste vale para o norte e o oeste do estado, assim como para alguns estados do Norte (veja detalhes mais abaixo).

Tempestades no Sul

Também há alerta de perigo para tempestades no Sul do país, segundo o Inmet, até a manhã de segunda-feira (30).

Todo o Paraná e Santa Catarina estão sob alerta, assim como o norte do Rio Grande do Sul e alguns municípios no sul de São Paulo (veja mapa), além da ponta sul de Mato Grosso do Sul.

Fonte: G1