Para militares, Bolsonaro e ala política do governo querem forçar Silva e Luna a pedir demissão da Petrobras

Spread the love

Integrantes do governo, políticos e militares, afirmam ao blog que, se Bolsonaro demiti-lo em meio às discussões sobre o reajuste dos combustíveis, seria um sinal ruim para o mercado e empresários.

Militares aliados do presidente da PetrobrasSilva e Luna, avaliam que as críticas de Jair Bolsonaro à estatal – além de ataques dos filhos do presidente à companhia – fazem parte de um movimento para pressionar Silva e Luna a pedir demissão.

Integrantes do governo – políticos e militares – afirmam ao blog que, se Bolsonaro demiti-lo em meio às discussões sobre o reajuste dos combustíveis, seria um sinal ruim para o mercado e empresários. Mas, por causa da pressão da política, Bolsonaro tem atacado a Petrobras em seus discursos – temendo efeito eleitoral do aumento no preço dos combustíveis.

Como não tem quem culpar, Bolsonaro elegeu como alvo Silva e Luna – mas militares amigos do presidente da Petrobras afirmam que não só ele não tem intenção de sair, como enxergam dificuldade para indicar um sucessor, hoje, que acalme o ambiente econômico.

Por ora, a estratégia do governo é manter a pressão para tentar “forçar a demissão” de Luna. Se isso não acontecer, o plano B é aguardar a reunião do conselho de administração da Petrobras, em abril, que vai eleger os novos conselheiros da estatal.

Paralelamente, a ala política do governo também pressiona Paulo Guedes a conceder já um subsídio para o diesel. Mas, a interlocutores, Guedes tem repetido que prefere aguardar os desdobramentos da guerra Rússia-Ucrânia para tomar uma nova decisão.

O ministro não descarta, porém, decretar estado de calamidade se a guerra escalar e, aí sim, conceder subsídio para o diesel, como quer a política do governo.

Sobre Silva e Luna, Guedes repete nos bastidores que a gestão do presidente da estatal foi uma escolha pessoal do presidente da República – o seu nome, Roberto Castello Branco, foi demitido por Bolsonaro em fevereiro de 2021.

Fonte: G1