Missa, homenagens, show católico e inaugurações, marcaram o aniversário de Nova Cruz/RN.

Spread the love

No Largo da Prefeitura uma multidão participou da festa dos 102 anos de emancipação da Rainha do Ageste.

Iniciando o dia da última sexta-feira (03/Dez), os munícipes nova-cruzenses foram acordados por uma alvorada realizada pela Banda Ten. José de Freitas regida pelo maestro Olival de Freitas. Às 18:30h, as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Norte e do município de Nova Cruz foram hasteadas com o Hino Nacional sendo interpretado pela cantora Kauany Grazielly. Em seguida, Missa Solene presidida pelo Padre Aerton e solenidade de entregas de comendas às autoridades.

Dando continuidade à programação comemorativa aos 102 da Rainha do Agreste, o Prefeito Flávio de Beroi acompanhado de sua esposa Andréa Milena, de Secretários Municipais, vereadores e dos Deputados Walter Alves e Raimundo Fernandes e de populares, entregou aos moradores do centro da cidade, ruas asfaltadas e com iluminação de LED.

Na parte alta do Largo da Prefeitura, foram entregues duas importantes obras e, em ambas, de forma merecida, duas ilustres personalidades que fizeram história na capital do agreste potiguar, foram homenageadas.

Ao memorial que relata a história do município, foi dado o nome de: “Memorial Rainha do Agreste Pedro Salú”. Na oportunidade, os familiares do homenageado estiveram presentes e, ao mais velho dos filhos – o ex-vereador Nia Salú – foi entregue uma réplica da placa do memorial.

A praça antes nomeado Dix-Sept Rosado, agora revitalizada, passa a ser: “Praça João Hortêncio da Silva (Joca da Luz – assim conhecido popularmente). Nela, um belíssimo momento foi instalado composto por uma coroa e uma cruz em referência à “Rainha do Agreste” e a nova e encantadora “Nova Cruz”. Os familiares do segundo homenageado também estiveram presentes e, Dona Maria (viúva do Senhor Joca da Luz), recebeu uma réplica da placa.

Completando o roteiro de entregas, foi realizado o acendimento das luzes da linda e deslumbrante Árvore de Natal.

Concluindo os eventos da noite histórica e inesquecível, fechando com chave de ouro, o cantor Tonny Alisson – da Canção Nova – emocionou e deixou o grande público maravilhado transbordando de FÉ com suas canções e pregação.

Enquanto prefeito eu estiver da minha querida cidade, trabalharei com muita dedicação para deixá-la cada vez mais bonita e atraente, proporcionando orgulho aos seus munícipes por ser nova-cruzenses.” Palavras do Prefeito Flávio de Beroi

DISCURSO DO PREFEITO FLÁVIO CÉSAR NOGUEIRA POR OCASIÃO DA SOLENIDADE DOS 102 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE NOVA CRUZ – RN, 03 de dezembro de 2021

“Boa noite a todos e a todas.

     Reverendíssimos Padres Aerton e Dênison, em nomes dos quais faço minha saudação a todos os religiosos e todas as religiosas aqui presentes e aos que nos acompanham pelos meios virtuais.

    Excelentíssimos Deputados Walter Alves, Ezequiel Ferreira, Raimundo Fernandes, em nome de quais eu saúdo todas as autoridades constituídas, presentes nesta noite.

     Queridos conterrâneos, meu povo nova-cruzense, a quem eu expresso o meu abraço fraterno.

   Todo aniversario é um evento importante, porque representa um acontecimento que deve ser lembrado, uma data para ser comemorada. Mais ainda, é motivo para agradecer a Deus a dádiva do momento, como está na Escritura Sagrada, no Salmo 118, versículo 24: “Este é o dia que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia.”

    Hoje, é o dia que nós estamos aqui para celebrarmos e agradecermos pela existência de uma aniversariante que representa a nossa origem, que é a nossa casa, que é a nossa terra-materna, que é a nossa rainha, a nossa querida cidade. Nova Cruz, a Rainha do Agreste, celebra 102 anos de autonomia política. A Rainha que retoma a sua majestade pela evolução vivida, reassume o seu trono pelo título que lhe confere o reinado de incontáveis lutas, muitas conquistas e inúmeras vitórias.

     É motivo de muita alegria sermos nova-cruzenses e estarmos inseridos nesse contínuo processo de desbravamento emancipatório. Termos em nós o referencial de um povo resistente, incansável pela autonomia territorial. De compormos uma cidade que se configura acolhedora, pacífica e cristã. Uma terra bendita, cujo nome faz analogia e traduz o maior desafio humano vivido por Jesus Cristo: a santa cruz.

     Esse símbolo que indica uma árdua batalha, regada pelo sofrimento do nosso Salvador, mas que se transfigura na maior expressão de vitória. Vitória que triunfa e ultrapassa todos os limites humanos. Vitória que nos dá a plena certeza de sobrevivência, diante um processo doloroso, o qual culminará numa esplendorosa glória. Vitória da vida sobre a morte.

      A simbologia da cruz está entrelaçada as nossas raízes e ao nosso presente, pois marca o início da nossa liberdade espiritual, quando afugentou de vez a anta esfolada que assombrava os nossos antepassados. Marca, também, a nossa liberdade política, dando-nos o direito de existirmos como sociedade livre e emancipada, de pertencermos a uma nova cidade denominada Nova Cruz.

       Saboreando essas lutas, conquistas e vitórias, os nossos ancestrais e todos nós, nova-cruzenses, fazemos parte desse processo de construção histórica, nesse percurso de 102 anos de caminhada. Para mim é um orgulho viver este momento e ser filho desta terra. Eu me sinto privilegiado por ter sido escolhido, primeiramente, por Deus, e, depois, pelo povo, para conduzir este município, como prefeito. O que não me envaidece, porque não é o empoderamento do cargo que encanta, mas o que eu posso fazer para melhoria da nossa terra e da qualidade de vida do nosso povo.

        Para isso, abri mão da minha vida, mais cômoda de gestor privado, aproveitando a oportunidade a mim confiada, para me doar completamente pela evolução da nossa cidade e pelo bem-estar social, provendo dignidade a todos os nossos munícipes.

       Espero ser esse instrumento para investir no fortalecimento de pessoas e na organização do nosso território, pontos-chave para gerar e fortalecer a autonomia, contribuindo para que a emancipação, além de ser político-administrativa, seja igualmente social e humana.

      Muito temos ainda a fazer, muito a enfrentar, muito a alcançar, a construir. Com a ajuda de Deus, as bênçãos da Imaculada Conceição, as luzes do Espírito Santo e a boa vontade dos homens e mulheres de bem e que querem o bem de Nova Cruz, muito avançaremos rumo ao desenvolvimento e o progresso.

       Continuemos a escrever as páginas históricas da nossa Rainha do Agreste. Especialmente, hoje, o marco de sua data natalícia, reflexo de permanência de uma cidade que cada vez mais progride, transforma-se, prospera, floresce! Parabenizamos esta cidade maravilhosa, mas também, especialmente, cada um filho que a ela pertence ou por ela foi acolhido.

      Feliz aniversário, Nova Cruz! Deus nos abençoe e proteja!

      Obrigado.”

Veja fotos por: Ronaldo Glaydson e Kriss Silveira

]