Mesmo com o executivo municipal se propondo a pagar o piso, professores aprovam indicativo de greve.

Spread the love

Na de ontem, 24 de marco, o Legislativo Nova-cruzense recebeu o projeto de lei enviado pelo Executivo Municipal que institui o reajuste do piso dos professores em 33,24% no âmbito do município de Nova Cruz e, a parir de agora, deve começar a tramitar nas comissões. Apesar dos nítidos esforços da Prefeitura em pagar o aumento, contraditoriamente, ainda assim, a classe aprovou indicativo de greve.

Nesse sentido, as vereadoras oposicionistas Marione Moreira e Gabriela Melo tentam emplacar o discurso de que a atual gestão do Município se recusa a pagar o reajuste, representando uma total falta com a verdade,=. Afinal, o projeto enviado ontem à Casa é de autoria do chefe do Executivo e este sempre defendeu que o pagamento será feito.

Para garantir a capacidade orçamentária do município, a proposta é que o reajuste seja pago de forma parcelada (13,24% ao mês de março, 10% em julho e 10% em setembro de 2022) e é similar ao acordo feito pelo Governo do RN e aceito pelos professores da rede estadual (15,03% em março, 6% em novembro e 9,28% em dezembro). Vale destacar que a proposta do município é, inclusive, mais vantajosa que a do Estado, visto que o reajuste total de 33,24% é atingido em setembro conforme projeto do Executivo Municipal, enquanto que na do Estado isso só ocorrerá em dezembro.

Sem dúvida, o reajuste é um direito importante e deve ser garantido e, em nenhum momento, a Prefeitura de Nova Cruz anunciou que não pagaria, mas muito pelo contrário, foi um dos primeiros municípios do RN a declarar total interesse em cumpri-lo, observando sempre a capacidade do orçamento público.

Fonte: Blog do Joel Rei