Saúde Sobre Duas Rodas – Pedal Noturno Urbano

Spread the love

Todo o mês de outubro o passeio ciclístico semanal da Secretaria de Esporte, será alusivo ao combate e prevenção ao câncer de mama.

Projeto da Prefeitura de Nova Cruz/RN, executado pela Secretaria de Esporte, Saúde Sobre Duas Rodas, abraçará todas as campanhas pelo bem da saúde e, em todos os passeios ciclísticos realizados semanalmente pelas principais ruas da cidade, levará ao conhecimento de todas as mulheres, a importância do diagnóstico precoce.

Na última sexta-feira (08/Out), a cor rosa estampada nas vestes de homens e mulheres predominou o Pedal Noturno Urbano.

Sorteios de brindes foram realizados entre os participantes. Dessa vez, os brindes foram doados pelos seguintes colaboradores: Andréa Milena – Empresária das Lojas F-Móveis -, Laudicélia Santana – Empresária da Loja Pérola Negra -, Adailton Júnior – Pizzaria Vip -, Socorro Ângelo – Secretária de Educação.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018. E, a partir de 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero em diversos estados.

O movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo.