Algodão Agroecológico Potiguar em Nova Cruz: Sucesso na Colheita e Perspectivas para 2024

Spread the love

Um dos próximos passos fundamentais após a colheita é o cumprimento das práticas de manejo, como a limpeza e preparação adequada dos campos para evitar a propagação de pragas.

No último dia 17 de novembro, o município de Nova Cruz celebrou o encerramento do ciclo produtivo de 2023 do Algodão Agroecológico Potiguar. Esta iniciativa, fruto de uma colaboração entre a Emater e a Prefeitura Municipal, marca um importante passo na retomada da produção algodoeira na região.

Neste primeiro ano após a retomada, os resultados foram impressionantes: quase 2 toneladas de algodão foram colhidas com sucesso. Essa conquista não apenas solidifica a reintrodução dessa cultura na área, mas também garante a venda assegurada dessa produção, contribuindo significativamente para a economia local. Estima-se um incremento de mais de 6 mil reais na receita do município, fortalecendo assim o setor agrícola e impulsionando o desenvolvimento econômico regional.

Um dos próximos passos fundamentais após a colheita é o cumprimento das práticas de manejo, como a limpeza e preparação adequada dos campos para evitar a propagação de pragas. O cuidado com o manejo sanitário é essencial para preservar a qualidade do solo e garantir colheitas futuras igualmente bem-sucedidas.

Além disso, é hora de os agricultores se prepararem para a safra de 2024. A experiência adquirida ao longo deste ciclo produtivo servirá como base para melhorias e aprimoramentos nos métodos de cultivo, permitindo que se atinjam resultados ainda mais expressivos no próximo ano.

A parceria entre a Emater e a Prefeitura Municipal tem se mostrado vital para o sucesso desse empreendimento, fornecendo suporte técnico, orientações e apoio logístico aos agricultores locais. Essa colaboração é um exemplo de como a união entre instituições pode impulsionar o desenvolvimento sustentável e econômico de uma região.

O Algodão Agroecológico Potiguar em Nova Cruz não apenas representa uma fonte de renda para os agricultores, mas também reforça o compromisso com a produção sustentável, promovendo práticas amigáveis ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores rurais.

Fonte: Site Oficial da Prefeitura de Nova Cruz