Influencer é detido por criar animais silvestres em cativeiro para produzir conteúdo no RN

Spread the love

Operação Salamandra foi deflagrada pela Polícia Federal em parceria com o Ibama. Entre os crimes apurados, está a introdução da espécime animais no país sem licença.

Um homem foi conduzido até a sede da Polícia Federal em Natal por suspeita de criar animais silvestres e exóticos em cativeiro. A operação foi realizada em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Objetivo do suspeito, que é influenciador digital, era de produzir conteúdo para redes sociais.

Na Operação Salamandra, houve o registro de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) após o cumprimento de um mandado de busca e apreensão foi cumprido contra o suspeito. O local da apreensão dos animais não foi divulgado pela PF.

Em alguns dos vídeos publicados pelo influenciador, foi possível identificar disputas entre os animais, entre eles, um Gecko, réptil característico do sudeste de Ásia, em confrontos com lagartixa, hamster e outros animais.

Contra o suspeito, estão sendo apurados crimes contra a fauna, introdução do espécime animais no país sem parecer técnico oficial favorável e sem licença, assim como, crimes de receptação e incitação ao crime.

No cumprimento ao mandado foram encontradas duas tartarugas da espécie Muçuã, animais silvestres da fauna brasileira, duas salamandras da espécia Axolotes, um réptil da espécie Gecko, além de alguns insetos em resina.

Fonte: G1/RN