Huol inaugura hospital-dia com 12 leitos novos em Natal

Spread the love

Inauguração ocorreu nesta sexta-feira (23), junto com posse da primeira mulher superintendente da unidade de saúde.

O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), inaugurou nesta sexta-feira (22) um hospital-dia – área destinada a pacientes que necessitam de cuidados hospitalares, mas não precisam ficar internados por mais de 12 horas. O novo setor tem 12 leitos.

Na mesma solenidade foi realizada a posse da nova superintendente da instituição, a médica Eliane Pereira, primeira mulher a ocupar o cargo no hospital de 124 anos.

Segundo a nova superintendente, o hospital-dia recebeu investimentos de R$ 1,169 milhão para estrutura e equipamentos, com recursos do Programa Nacional para Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf), gerenciado pela Ebserh.

Os 12 leitos são destinados à assistência intermediária (entre a internação e o atendimento ambulatorial), viabilizando a realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos que não exigem internação, com limite de 12 horas de ocupação.

O novo setor ocupa uma área da antiga enfermaria do hospital e ajuda a desafogar os leitos de internação, que eram ocupados normalmente pelos pacientes que precisam destes cuidados intermediários, segundo o hospital.

Ainda segundo o hospital, o espaço será destinado aos pacientes que realizarão pulsoterapia para tratamento de artrite reumatoide, oftalmopatias graves, esclerose múltiplas, retocolite ulcerativa, entre outras doenças.

Além disso, a estrutura atenderá aos pacientes submetidos a cirurgias ambulatoriais de plástica, cabeça e pescoço, neurocirurgias de menor complexidade, procedimentos de hemodinâmica e administração de albumina.

O Huol é vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Fonte: G1/RN