Prefeitura de Nova Cruz lança o projeto Saúde Sobre Duas Rodas.

Spread the love

Pedal Noturno terá um percurso de pouco mais de 13 Km pelas ruas da cidade.

A Prefeitura de Nova Cruz por meio da Secretaria de Esporte, honrando um compromisso de campanha do Plano de Governo da pasta citada, lançará o projeto “SAÚDE SOBRE DUAS RODAS”.

O Pedal Noturno Urbano, que acontecerá todas as sextas-feiras, terá sua estreia no dia 10 de setembro de 2021. A concentração será a partir das 18:00h no Ginásio Giovanna de Azevedo Targino e, às 19:00h, o passeio ciclístico inaugural pelas ruas da cidade num agradável clima esportivo.

Nesse primeiro momento haverá sorteios de brindes entre os participantes desse projeto que, além de proporcionar uma vida saudável aos participantes dessa prática esportiva, irá movimentar as ruas de nossa cidade.

Abrace essa ideia, venha participar e convide sua galera!

  

Confira neste post, 13 benefícios de andar de bike para a sua saúde, e comece a pedalar:

1. UM DOS MELHORES BENEFÍCIOS DE ANDAR DE BIKE É O EMAGRECIMENTO

Pedalar é um exercício que acelera o metabolismo, ou seja, a queima de calorias em seu corpo será mais rápida. Isso evita o acúmulo de gordura no organismo. Mesmo que você pedale por apenas meia-hora por semana, certamente irá baixar números na balança!

2. MELHORA A RESISTÊNCIA MUSCULAR

Assim como outros exercícios, pedalar exige força de seus músculos. E um dos maiores benefícios de andar de bike é que o ciclismo é um dos poucos esportes que trabalha quase todos os grupos musculares do seu corpo.

Então, tanto suas pernas como braços e outros membros vão ficar bem resistentes com a prática constante da bike!

3. DESENVOLVE O BEM-ESTAR

Você já viu algum ciclista pedalando com raiva? Isso é quase impossível porque pedalar aumenta a liberação de endorfinas e serotoninas, substâncias que causam a sensação de prazer.

Não importa o lugar em que você pedale, a sensação de bem-estar vai te acompanhar sempre.

O exercício físico, em geral, tem como efeito aumentar a endorfina no organismo, um neurotransmissor ligado à sensação de conforto e tranquilidade. No ciclismo, essa sensação ainda ganha resultados maiores, porque a atividade coloca o praticante em contato com a natureza, pessoas e momentos incríveis.

Ainda, mesmo saindo para pedalar só, o prazer de pedalar e estar bem consigo virão junto com o vento na cara e a sensação de liberdade.

4. AUMENTA SEU FÔLEGO

Como ciclistas conseguem subir ladeiras bem íngremes? Pulmões reforçados ajudam nisso!

Pedalar exige muito oxigênio e por causa disso sua respiração será muito exercitada. Com o tempo, você terá fôlego para aguentar pedais longos. Além disso, com a frequência cardíaca maior, seus pulmões recebem doses maiores de ar e com isso aguentam atividades mais intensas.

Esse é um dos benefícios de andar de bike que você vai sentir os efeitos mesmo sem pedalar. Se o elevador quebrar, vai ficar fácil subir escadas sem ofegar!

5. TEM BAIXO IMPACTO EM SUAS ARTICULAÇÕES

No ciclismo, o seu contato com o chão não fica a cargo das suas pernas e pés quando você está sentado no selim da bike.

Quem recebe primeiro as pancadas do trajeto é a bicicleta. Isso faz com que todo o impacto transmitido para as articulações, principalmente nos pés e joelhos, seja pequeno.

Então se você tem alguma restrição para atividades como correr, jogar tênis ou futebol, já sabe que a solução é investir na bike!

6. REDUZ O COLESTEROL

O ciclismo estimula o metabolismo, e assim faz com que as substâncias que geram o colesterol ruim (LDL) sejam rapidamente queimadas. Pedalando fica mais fácil comer doce ou a gordurinha da carne no churrasco, sem se preocupar em ir ao médico e levar puxão de orelha!

7. CONTROLA A GLICEMIA NO SANGUE

Outra vilã do seu corpo que é combatida com a prática do ciclismo é a glicemia. Ao pedalar com frequência o nível de açúcar no sangue é equilibrado. Se você tiver diabetes já sabe que tem mais um ótimo motivo para aproveitar os benefícios de andar de bike!

8. REGULA A PRESSÃO ARTERIAL

Nem só seus músculos são tonificados com o pedal constante. Suas artérias e veias também são! A contração e o relaxamento delas ficam mais rápidos, o que auxilia a abaixar a pressão arterial.

O seu coração será bastante beneficiado com a pressão equilibrada, necessitando menos esforço para bombear sangue para o corpo.

9. ELIMINA TOXINAS DO CORPO

Suar durante o pedal elimina as toxinas do corpo com mais facilidade. Com menos substâncias tóxicas no corpo, seu funcionamento será melhor. Vale a pena pedalar mais nos dias de calor para limpar bem o organismo!

10. MELHORA A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

“O ciclismo faz meu sangue correr pelas minhas veias.” A frase dos ciclistas apaixonados por esse esporte tem muito fundamento!

Ao pedalar, seu corpo precisa de mais oxigênio para alimentá-lo, então seu coração vai bater mais e o seu sangue vai correr mais rápido pelas veias. Todo o seu corpo será abastecido com muito sangue e oxigênio, fazendo com que sua saúde e desempenho só melhorem!

11. REJUVENESCE

Se o seu objetivo é ficar sempre com a pele e a saúde como as de um jovem, então pedale, porque esses efeitos virão. Isso é o que diz um estudo focado em envelhecimento, coordenado pela pesquisadora Janet Lord, da Universidade de Birmingham.

O estudo fez uma comparação entre 125 ciclistas amadores — como você! — e pessoas que não praticavam nenhuma atividade física. O resultado comprovou que mesmo diante da ação do tempo, a força muscular permanecia como a de um jovem, ou seja, cheia de vigor.

Ainda, a mesma pesquisa constatou que os efeitos benéficos do pedal, se estendiam ao sistema imunológico, fortalecendo-o. O que ajuda a frear ataques de vírus e bactérias no organismo.

12. AUXILIA NA RECUPERAÇÃO DE LESÕES ÓSSEAS E ARTRITE

Se você já tem algum problema de articulações, ou ainda não, vá pedalar para se prevenir ou remediar. O exercício de pedalar é de baixo impacto, e isso ajuda demais na manutenção de ossos e articulações.

Também, paralela a esses benefícios de andar de bike, está a garantia da melhora da coordenação motora. Fator que influencia bastante no equilíbrio e na prevenção de quedas, principalmente em pessoas de mais idade.

13. PREVINE MÁS CONDIÇÕES DE SAÚDE MENTAL

Está com estresse? Vai pedalar. Está se sentindo meio para baixo? Vai pedalar também.

O dia a dia é extenuante muitas vezes, e, com ele, o estresse, a ansiedade e a depressão podem aparecer. Para reverter quadros como esses e ainda ajudar na prevenção de outros transtornos, a bicicleta é perfeita.

A endorfina é liberada durante as pedaladas, e a substância ajuda a controlar ou prevenir desordens mentais. O melhor é que fazer um ou dois pedais de apenas 30 minutos cada, por semana, já rendem esses benefícios de andar de bike.