Temporais e cheias no RS: número de mortos sobe para 136; chuva e frio voltam ao estado

Spread the love

Retorno da chuva afeta Vale do Taquari e região de Porto Alegre, além de provocar cheia na Lagoa dos Patos. A previsão para a próxima semana é de que faça frio, inclusive com possibilidade de geada.

O Rio Grande do Sul chegou ao número de 136 mortos em razão dos temporais e cheias que atingem o estado desde o final de abril. No boletim da Defesa Civil divulgado neste sábado (11), o estado ainda contabilizava 125 desaparecidos e 756 feridos.

O estado ainda registra 441,3 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 71,3 mil pessoas em abrigos e 339,9 mil pessoas desalojadas (na casa de parentes ou amigos).

Do total de 497 municípios gaúchos, 444 relataram problemas decorrentes da chuva. A situação afeta 1,95 milhão de pessoas.

Mortes: 136

Desaparecidos: 141

Feridos: 756

Pessoas em abrigos: 71.398

Pessoas desalojadas: 339.928

Pessoas resgatadas: 74.153

Animais resgatados: 10.348

Pessoas afetadas: 1.951.402

Municípios afetados: 444

Os temporais ainda provocam o bloqueio de 136 trechos de estradas (confira aqui a situação dos serviços). O governo estadual anunciou o bloqueio de trechos de quatro rodovias nas regiões da Serra e do Vale do Taquari por risco de deslizamentos. Nestes pontos, a liberação será feita apenas para veículos de emergência e para o transporte de produtos essenciais:

ERS-332, entre Arvorezinha e Encantado

ERS-129, entre Estrela, Colinas e Roca Sales

RSC-453 (Rota do Sol), na saída para Lajeado Grande

ERS-452, entre Vale Real, Feliz e Caxias do Sul

Chuva volta ao estado

Voltou a chover em Porto Alegre e outras partes do estado, como no Vale do Taquari, umas das regiões mais afetadas pelos temporais da semana passada. A previsão para a próxima semana é de que faça frio, inclusive com possibilidade de geada.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê volumes acentuados no Rio Grande do Sul durante o fim de semana, com possibilidade de até 140 milímetros no domingo. As regiões mais afetadas devem ser a Norte e o Leste do estado.

Fonte: G1