Nova onda de calor que vai atingir 15 estados e o DF começa nesta quinta; veja previsão para as capitais

Spread the love

Por causa das altas temperaturas, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo. Em 5 estados, temperaturas podem atingir 42°C.

A partir desta quinta-feira (14), uma nova onda de calor está prevista para atingir extensas áreas do país. Meteorologistas indicam, no entanto, que desta vez o fenômeno não será tão intenso quanto o registrado em novembro, que resultou em recordes de temperatura.

🔥 O termo “onda de calor” é usado quando a temperatura permanece cinco graus celsius acima da média por um período entre três e cinco dias.

Por causa dessas temperaturas acima da média para 15 estados e o Distrito Federal, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “perigo”, que tem início às 12h desta quinta e é válido até às 19h do próximo domingo (17).

Segundo o instituto, serão afetadas áreas dos estados abaixo:

Tocantins

Rondônia

Maranhão

Piauí

Bahia

Espírito Santo

Rio de Janeiro

São Paulo

Minas Gerais

Paraná

Santa Catarina

Rio Grande do Sul

Mato Grosso

As unidades da federação abaixo serão totalmente afetadas, não somente algumas áreas:

Mato Grosso do Sul

Goiás

Distrito Federal

Temperaturas de até 42°C

Para os próximos dias, no centro das atenções, temos locais onde as temperaturas devem atingir entre 40°C e 42°C, incluindo Mato Grosso do Sul, as regiões sul e leste do Mato Grosso (com destaque para a capital, Cuiabá), o sul de Goiás, o noroeste de Minas Gerais e a região oeste da Bahia, especialmente no Vale do São Francisco.

Fonte: G1