Show do padre Fábio de Melo encerra festa em homenagem aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu no RN; veja fotos

Spread the love

Apresentação musical do padre aconteceu na noite desta terça-feira (3) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Data é feriado estadual no Rio Grande do Norte.

Milhares de fiéis estiveram reunidos nesta terça-feira (3) para celebrar a memória dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, padroeiros do estado. Em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, a atração principal do evento foi o show do padre Fábio de Melo, no encerramento da festa.

A programação religiosa em homenagem aos mártires começou ainda nas primeiras horas da manhã, com missa e caminhada até Uruaçu.

Mártires

Os massacres de Cunhaú e Uruaçu aconteceram em 1645, no Rio Grande do Norte. O relato histórico oficial conta que holandeses invadiram o Nordeste do Brasil, interessados nos engenhos de cana-de-açúcar. Os comandos, no país, partiam de Pernambuco. Além do objetivo econômico, entretanto, os invasores tentavam impor a religião calvinista por onde passavam.

Em terras potiguares, os holandeses foram liderados pelo alemão Jacob Rabbi, que reuniu uma tropa formada por soldados e índios e atacou o engenho de Cunhaú, no município de Canguaretama. O ataque aconteceu na manhã do domingo 16 de julho de 1645, dentro da Capela de Nossa Senhora das Candeias, onde era celebrada uma missa. Três meses depois, um novo ataque aconteceu em Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, também na Grande Natal. Ao todo, 80 pessoas foram mortas.

 

Fonte: G1/RN