Quase 19 mil estudantes da UFRN não comprovaram vacinação contra a covid-19

Spread the love

Conforme prevê resolução da UFRN, os estudantes que não comprovarem o esquema vacinal contra a covid-19 sofrerão sanções.

De volta às aulas presenciais depois de dois anos, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) condicionou a retomada dos alunos mediante a apresentação de comprovante vacinal contra a covid-19. No entanto, 18.984 estudantes ainda não apresentaram o documento, sendo 63 deles por declarar não se vacinar opcionalmente. Ainda há 38 alunos que não se vacinaram, mas que mostraram justificativa médica ou técnica. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) e divulgados pela administração do perfil Uefy, conta não oficial da universidade no Twitter, que frequentemente aborda assuntos relacionados à instituição.

Ainda de acordo com os dados obtidos, 16.174 estudantes se enquadram na categoria “Totalmente vacinado com ou sem reforço”; 21.726, na categoria “Vacinado (Importar do RN + Vacina)”; e 672, na categoria “Vacinado Incompleto (Comprovante)”.

O número é relativo a todos os níveis de ensino da UFRN (técnico, graduação e pós-graduação). Nesse sentido, os estudantes que estão em situação irregular devem efetuar a comprovação no sistema ou entrar em contato com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) e Secretaria de Ensino, Básico, Técnico e Tecnológico (SEBTT), conforme o vínculo do aluno.

Conforme prevê resolução da UFRN, os estudantes que não comprovarem o esquema vacinal contra a covid-19 sofrerão sanções durante o semestre. Terminado o período de matrículas extraordinárias, os alunos que não cumprirem a norma terão o sistema digital da instituição (Sigaa) bloqueado, o que acarretará na suspensão de registro de presença nas aulas e realização de atividades avaliativas, entre outros.

A entrada nos prédios da UFRN também pode ser barrada sem a comprovação da vacinação. A fiscalização é de autonomia de cada departamento da instituição. Servidores e funcionários podem vetar a entrada de quem não obedecer a norma.

Fonte: Tribuna do Norte