Prefeitura Municipal de Nova Cruz realiza a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social para fortalecer o SUAS e promover a participação da sociedade civil.

Spread the love

O evento tem como objetivo avaliar e fortalecer a política pública de assistência social no município.

A Prefeitura Municipal de Nova Cruz, através da SEMTHAS (Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social), realizou na manhã de ontem, 12 de Julho, a 11° Conferência Municipal de Assistência Social. O evento tem como objetivo avaliar e fortalecer a política pública de assistência social no município, garantindo o exercício do controle social e a participação da sociedade civil.
Neste ano, a conferência teve como tema a “Reconstrução do SUAS (Sistema Único da Assistência Social): O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O tema propõe uma reflexão sobre os avanços e desafios do SUAS, bem como as perspectivas para o seu aprimoramento.
Durante a conferência, forão abordados cinco eixos temáticos, definidos na Resolução nº 90 do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, de 21/12/2022. Os eixos são:
• Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país.
• Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.
• Como potencializar a participação social no SUAS?
• Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS.
• A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
A conferência foi realizada no Recanto Di Maria com inicio às 8h da manhã e tarde às 14h e contou com as presenças do Prefeito Flávio César Nogueira, 1ª Dama e Secretária de Assistência Social Andréa Milena, secretários municipais e vereadores.

Fonte: Site Oficial da Prefeitura de Nova Cruz