Eleições 2022: partidos definem chapas para deputado federal

Spread the love

Os partidos políticos fazem as contas sobre o potencial de voto de cada pré-candidato as oito vagas de deputado federal no Rio Grande do Norte, mas as principais legendas já estão, praticamente,  com as chapas montadas para as eleições de outubro, com a definição de apenas uma federação, reunindo PT, PV e PC do B.

Em tese, os puxadores de votos são os atuais deputados e candidatos à reeleição, como o General Girão e João Maia (PL), Rafael Motta (PSB), Natália Bonavides (PT), Beto Rosado  (PP), Carla Dickson e Benes Leocádio (União Brasil). O PSB informou que o ex-deputado Henrique Edurado Alves também deve ser candidato a deputado federal pelo partido. 

Da bancada eleita em 2018, não disputam a reeleição o  deputado federal Walter Alves (MDB), que deve ser oficializado candidato a vice-governador na chapa liderada pela governadora Fátima Bezerra (PT), e será substituído pelo pai, ex-senador e ex-governador Garibaldi Filho, e ainda o  licenciado deputado e ministro Fábio Faria (Comunicações), que apoiará o pai e ex-governador Robinson Faria, agora filiado ao PL.

  

A exemplo de  cada partido político, a federação também só poderá lançar nove candidatos à Câmara dos Deputados, cujos nomes serão oficializados em convenções entre os dias 20 de julho e 05 de agosto. 

Como parâmetro para a eleição  à Câmara dos Deputados, os partidos estão se baseando nos resultados das eleições proporcionais de 2018, quando o quociente eleitoral (número de votos válidos, excluídos brancos e nulo, dividido pelo número de cadeiras) foi de 201.229 votos, número mínimo de votos exigido para um partido eleger o primeiro deputado.

Caso um partido político não alcance o quociente eleitoral, a legenda ainda pode eleger um deputado pelas sobras dos votos. Assim, o partido precisa alcançar 80% do quociente eleitoral, que é de 160.983 votos e o candidato, individualmente, pelo menos 20% do quociente eleitoral ou 40.245 votos.

Fonte: Tribuna do Norte