Forte dos Reis Magos tem reforma concluída, mas visitação do público será retomada somente em dezembro

Spread the love

Equipamento histórico está fechado para visitação desde 2018, quando a reforma foi iniciada.

Após três anos, as obras de restauração da Fortaleza dos Reis Magos – um dos principais pontos turísticos e históricos de Natal – foram concluídas.

O Governo do RN realizou a entrega do equipamento na manhã desta sexta-feira (1), mas anunciou que o prédio só deve reabrir para visitação do público em dezembro.

Eventuais ajustes ainda poderão ser feitos, nos próximos meses. A visitação ainda não poderá ser retomada, porque o equipamento ainda não recebeu documentos como o Habite-se e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que certifica que um edifício segue as normas de segurança contra incêndio.

“A valorização da cultura e o incentivo ao turismo é o casamento perfeito. O Forte dos Reis Magos guarda a memória de onde tudo começou. O marco inicial da cidade de Natal”, disse a governadora Fátima Bezerra (PT), durante visita ao local, pela manhã.

A reforma

Tombada em 1949, a Fortaleza dos Reis Magos esteve sob administração da Fundação José Augusto até 2013, quando passou para as mãos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A última obra de recuperação havia sido realizada em 2005.

Em maio de 2017, o equipamento retornou à gestão do governo com uma cessão inicial de 20 anos, porém com necessidade de restauração.

O Forte está fechado para visitação do público desde 2018, quando foi iniciada a reforma. O primeiro contrato foi assinado em outubro do mesmo ano pelo então governador Robinson Faria, ao custo de R$ 3.965.280,20, e a previsão era de que a obra fosse concluída em novembro de 2019.

As obras foram paralisadas e, em outubro de 2020, foram retomadas. O valor total do investimento passou para R$ 4.750.571,92.

Fonte: G1/RN