Venezuelanos que emigram para o Brasil passam fome e vivem nas ruas em Roraima

Spread the love

Em Pacaraima, migrantes venezuelanos ficam à mercê da própria sorte para conseguir alimento, abrigo e higiene básica.

Com acesso escasso à alimentação, higiene pessoal e sem local adequado para dormir, venezuelanos que esperam por regularização no Brasil ficam o dia nas ruas de Pacaraima, cidade na fronteira, à própria sorte. Famílias inteiras passam a noite em papelões, se protegem da chuva em calçadas e comem, por dias seguidos, apenas pão com mortadela, enquanto a água potável também é limitada.

As famílias chegam constantemente no município por rotas clandestinas entre os dois países e se organizam em longas filas para a regularização migratória. Há relatos de migrantes aguardando semanas pelos documentos. O fluxo intenso é registrado desde que o governo federal liberou a passagem de estrangeiros em situação de vulnerabilidade no dia 24 de junho, há dois meses.

A Operação Acolhida, força-tarefa do Exército que atende migrantes e refugiados venezuelanos que entram no país, oferece abrigo noturno para os migrantes recém-chegados no alojamento BV-8.

Desde a liberação da passagem de estrangeiros, o número de atendimentos diários da operação passou de 80 para 300 no Posto de Recepção e Identificação na fronteira.

O “número está de acordo com a capacidade máxima de atendimento proporcionada pelos meios disponíveis, sem colocar em risco a saúde dos venezuelanos e dos nacionais que trabalham nesses postos, haja vista que a pandemia ainda não acabou e é preciso evitar aglomerações desnecessárias de pessoas”, cita a Acolhida.

Fonte: G1