Fiocruz alerta para aumento das internações de idosos por covid
Hospitalizações de pessoas acima de 60 anos saltaram de 27,1% do total, em junho, para 37,5% no fim de julho.
O aumento da taxa das internações de idosos por covid-19 chamou atenção de pesquisadores do Observatório Covid-19 da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Em um boletim publicado na quinta-feira (5), eles alertam para o aumento do percentual de pessoas acima de 60 na última semana de julho, 37,5%.
Entre 6 e 12 de junho, os idosos representavam 27,1%, salientam os pesquisadores. As mortes de idosos, que eram de 44,6% entre todas as faixas etárias na mesma semana, subiram para 62,1% no fim do mês passado.
“Os cientistas chamam a atenção de que qualquer conclusão sobre a mudança apontada no perfil da pandemia no Brasil ainda é precoce e deve ser acompanhada de perto nas próximas semanas”, diz o boletim.
Na terça-feira (3), o R7 já havia antecipado o sinal de alerta de um pesquisador da Fiocruz sobre a inversão da curva de queda de hospitalizações de idosos acima de 80 anos no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Por outro lado, o boletim mostra uma “redução importante da proporção de internações nas faixas etárias de 50 a 59 anos e uma diminuição discreta na faixa de 40 a 49 anos”.
A Fiocruz também destaca novos cenários de transmissão diante do avanço da variante Delta do coronavírus pelo Brasil.
Segundo a entidade, é preciso “combinar vacinação com o uso de máscaras”.
Fonte: R7