Incêndios castigam a Turquia e outros países mediterrâneos.

Spread the love
Pelo menos 8 pessoas morreram no sul da Turquia e milhares tiveram de deixar suas casas na Grécia e na Itália.

Dezenas de municípios tiveram que ser evacuados neste domingo (1º) no turístico sul da Turquia, após cinco dias de incêndios que causaram oito mortes, enquanto outros países mediterrâneos como Grécia, Itália e Espanha também combatiam as chamas.

Com altas temperaturas e fortes ventos, a temporada de incêndios deste verão boreal está sendo significativamente mais destrutiva do que nos anos anteriores, segundo dados da União Europeia (UE).

Vários especialistas vinculam este fenômeno à mudança climática, que aumenta a frequência e a intensidade desses incêndios florestais.

A Turquia está vivendo seus piores incêndios em ao menos uma década, com quase 95.000 hectares queimados este ano, quando a média entre 2008 e 2020 nesta época era de 13.516 hectares.

Um bairro da turística cidade de Bodrum foi evacuado, informou a rede turca da CNN, porque os ventos fortes estavam alimentando as chamas no distrito vizinho de Milas.

Incapazes de sair pela estrada, 540 moradores foram levados a hotéis de barco, informou a rede.

Também houve evacuações na cidade popular de Antalya e dois corpos foram encontrados na região de mesmo nome, o que elevou o saldo de vítimas para oito.

As temperaturas continuarão altas na região, por volta dos 40 ºC, após registrarem níveis recordes no último mês. Em 20 de julho, o serviço de meteorologia registrou 49,1 ºC no município de Cizre (sudeste).

Imagens de satélite fornecidas pelo Ministério turco da Defesa mostravam grandes áreas florestais queimadas e ainda fumegantes.

Fonte: R7