Conheça as belezas de Baía Formosa, cidade natal de Italo Ferreira

Spread the love

Com pouco mais de 9 mil habitantes, Baía Formosa fica no litoral sul do RN, a 94 km de Natal. Medalhista olímpico e campeão mundial de surfe, Italo Ferreira mora na cidade e sempre ressalta o amor pelo lugar.

O nome já diz tudo: Baía Formosa. Ela é mesmo formosa. Além da beleza das praias, dunas e falésias, ainda abriga a maior reserva de Mata Atlântica do Rio Grande do Norte. E como não poderia deixar de ser, a terra natal do medalhista olímpico Italo Ferreira é perfeita para a prática dos surfe nas famosas direitas do pontal.

Com pouco mais de 9 mil habitantes, Baía Formosa fica no litoral sul do Rio Grande do Norte, na divisa com a Paraíba, a cerca de 94 km de Natal e a 110 km de João Pessoa. O acesso se dá pela BR-101. A cidade vive do turismo e da pesca.

O lugar guarda a tranquilidade de uma vila de pescadores e é ideal para quem quer descansar e, claro, surfar.

Praias

Baía Formosa tem cerca de 25 quilômetros de praias praticamente desertas. O mar azul e as águas tranquilas em algumas áreas encanta turistas de várias partes do país.

As praias principais da cidade são a praia do Porto, praia da Cacimba, o Pontal e a praia de Bacopari.

Na praia do Porto, a exuberâncias das falésias se mistura com a simplicidade dos barcos de pesca atracados criando um cenário perfeito.

A praia de Sagi é outro atrativo da região. Para chegar ao local é preciso pegar uma estrada de terra ou ir pela beira da praia. Só há sinais de civilização já no pequeno vilarejo que é margeado de um lado pelo Rio Guaju e do outro pelo Rio Sagi.

 

Surfe

Para a prática do surfe, a mais procurada é a praia do Pontal que tem um fundo de pedra que favorece a formação de boas ondas para a direita. A praia do Porto, por sua vez, tem a onda mais extensa e também é bastante procurada pelos surfistas.

A também tem boas ondas para o surfe em praias mais distantes e ainda de difícil acesso, como o Point e João dos Santos.

Mata Estrela

Baía Formosa abriga 2.039 hectares de Mata Atlântica nativa. A área é uma reserva particular do patrimônio natural conhecida como Mata Estrela. O local pode ser desbravado por uma trilha ecológica rica em detalhes, sempre guiados por profissional habilitado.

Lagoa da Coca-cola

Um dos atrativos do local é a Lagoa Araraquara, conhecida como Lagoa da Coca-Cola por causa das águas escuras. Os nativos acreditam que as águas da lagoa têm poderes medicinais e rejuvenescedores.

Fonte: G1