Nova Cruz/RN conquista o Selo UNICEF pela 3ª vez.

Spread the love

Essa certificação não só premia o presente trabalho da gestão municipal, mas também inspira a continuidade de um futuro promissor para as crianças e adolescentes da cidade.

Em uma demonstração de compromisso com a infância e a juventude, o município de Nova Cruz, sob a liderança do prefeito Flávio César Nogueira, recebeu o Selo UNICEF, tornando-se tricampeão na certificação da edição 2021-2024. Essa conquista reforça a excelência das políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, sendo uma prova do impacto positivo do trabalho desenvolvido no município.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) realizou na manhã desta quarta-feira, 06, o Anúncio Oficial de divulgação dos 923 municípios brasileiros certificados com o Selo UNICEF Edição 2021-2024, dentre eles, Nova Cruz, cidade da Região Agreste Potiguar.

O município, que receberá o título pela 3ª edição, foi reconhecido por seus avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, tais como o aumento na cobertura vacinal de crianças e a diminuição da taxa de abandono escolar, dentre outras ações nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde.

A certificação demonstra que a cidade é comprometida com os direitos das crianças e dos adolescentes, promovendo melhorias em áreas como Saúde, Educação, Esporte, Cultura entre outros. O Selo significa equidade e respeito, principalmente em comunidades mais vulneráveis.

Com o reconhecimento da Agência das Nações Unidas, a gestão também se fortalece, tem acesso a recursos e capacitações, e promove o engajamento da sociedade em prol de um futuro melhor para as novas gerações.

Esse reconhecimento é fruto de um trabalho sério pelo qual vem sendo desenvolvido com responsabilidade de uma gestão compromissada para com os direitos da criança e do adolescente nova-cruzenses. Meus agradecimentos em nome da população e, ao mesmo tempo, meus aplausos aos profissionais envolvidos nessa importante conquista. Esse prêmio, mostra aos nossos munícipes e a toda Região do Agreste Potiguar, que nossa gestão realmente trabalha na garantia desses direitos, utilizando os recursos como devem ser utilizados.” Disse o prefeito Flávio de Beroi

ARTICULADORA Municipal – @_rosemeire.s

MOBILIZADORA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – (@carla.priscila.355138)

Secretaria Andréa Milena

MOBILIZADORA DA EDUCAÇÃO (@anaisabel0345)

Secretaria @socorroangelo

MOBILIZADORA DA SAÚDE (@marilizidio_oliveira)

Secretaria @emanuelacyntiaalves

MOBILIZADORA DO NUCA (@izabellemelyssa

O Selo UNICEF

O que é?

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Para que serve?

Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.

O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.

Qual o objetivo?

Apoiar os municípios do Semiárido Brasileiro e da Amazônia Legal brasileira a fortalecer as políticas públicas municipais voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Como funciona?

Ao fazer a adesão ao Selo UNICEF, o município deve seguir a metodologia proposta para fortalecer as políticas públicas que sustentam os direitos de meninas e meninos, e garantir que isso aconteça de forma intersetorial e integrada.

Também é preciso que a participação social seja incentivada, garantindo o envolvimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e a participação de adolescentes.


Cada ciclo do Selo UNICEF dura quatro anos, acompanhando o período da gestão municipal. Neste período, os municípios:

1. Fazem a adesão à iniciativa;

2. Participam de capacitações;

3. Recebem bibliografia e suporte técnico da equipe do UNICEF e parceiros;

4. Desenvolvem um plano de ação;

5. Mobilizam a comunidade local para participar das decisões;

6. Acompanham a evolução de indicadores sociais;

7. São monitorados;

8. e, finalmente, são avaliados.

Os municípios que mais avançam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes são reconhecidos com o Selo UNICEF, e podem fazer uso deste reconhecimento durante o ciclo seguinte.