Papa Francisco nomeia padre do RN como cônego da Basílica de São Pedro no Vaticano

Spread the love

Padre Flávio José de Medeiros Filho se tornou membro efetivo do Cabido de São Pedro, instituição que tem quase mil anos.

O Papa Francisco nomeou o padre Flávio José de Medeiros Filho, do Rio Grande do Norte, como cônego da Basílica do Vaticano e tornou o sacerdote membro efetivo do Cabido de São Pedro – instituição fundada em 1053, pelo Papa Leão IX.

O Cabido Vaticano é composto por um colégio de monsenhores nomeados pelo Papa e que atua em diversas áreas administrativas e litúrgicas da igreja.

Neste domingo (10), o Domingo de Ramos, monsenhor Flávio renovou publicamente a sua profissão de fé durante a celebração litúrgica e recebeu a bula pontifícia e as insígnias eclesiásticas do cargo.

Ele já exercia o ministério sacerdotal a serviço da Basílica há cerca de 17 anos.

“O nosso ofício e desafio é o serviço ministerial de um sacerdote, como qualquer outro, que é colocado naquela igreja, que tem sua particularidade de ser uma basílica que conserva há 2 mil anos o túmulo do apóstolo Pedro, que foi o apóstolo sobre o qual Jesus disse que edificaria a sua igreja. Estamos a serviço do evangelho, administrando os sacramentos, rezando com o povo na liturgia das horas, a serviço da caridade, acolhendo os peregrinos que chegam do mundo inteiro. Tudo que diz respeito à vida de um sacerdote”, disse Padre Flávio.

De acordo com ele, também há cônegos de outras nacionalidades no local, como italianos, franceses, coreanos, espanhóis, entre outros.

O padre revelou que, ao saber da nomeação, ficou emocionado e lembrou da família em Acari, no Seridó potiguar.

“Quando os superiores me comunicaram isso, me veio a lembrança de Acari, do coração da minha família, do amor dos meus pais, que me transmitiram a fé. De receber o chamado para a missão e reconhecer que esse chamado tem origem lá no amor dos meus pais, na fidelidade dos meus avós. Nós recebemos essa fé da origem dos nossos antepassados. Lembrei do apoio da Arquidiocese de Natal. Você se sente muito pequeno”, contou.

Segundo a Arquidiocese de Natal, a nomeação do padre “também é expressão de comunhão da Arquidiocese de Natal com a Sé de Pedro, que preside na caridade a Igreja de Cristo”.

Fonte: G1/RN