Inmet alerta para chuvas de até 100 milímetros em todo o RN
Aviso é válido até 11h desta terça-feira (22).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas fortes, com potencial para atingir um acumulado de até 100 milímetros, em todo o Rio Grande do Norte. O aviso é válido até 11h da terça-feira (21).
O alerta do Inmet é de “perigo”, o segundo numa escala de três níveis de preocupação. O nível inicial é o “perigo potencial” e o mais intenso é o “grande perigo”.
Entenda as escalas de alerta do Inmet
Escalas |
Descrição |
Perigo potencial (amarelo) |
Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário. |
Perigo (laranja) |
Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autotidades. |
Grande perigo (vermelho) |
Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência. |
Segundo o órgão, as chuvas podem atingir de 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 mm/dia. Os ventos também chegam a entre 60 e 100 km/h.
Entre as recomendações, o Instituto diz que em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e também não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se for possível, outra orientação é desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Para orientações e no caso de emergência, devem ser acionados a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: G1/RN