Empréstimos consignados para servidores são bloqueados por falta de repasse do governo do RN
Em nota, o governo informou que vai regularizar a situação até o próximo dia 10 de fevereiro. Situação havia ocorrido também em 2023.
Os empréstimos consignados pelo Banco do Brasil foram suspensos para servidores do Estado do Rio Grande do Norte. O motivo foi a falta de repasse dos valores descontados nos contracheques por parte do governo estadual para a instituição financeira.
Em nota, o governo confirmou o problema e informou que vai fazer os repasses necessários e regularizar a situação dos empréstimos consignados no próximo dia 10 de fevereiro.
Como a situação não foi divulgada pelo governo, a auxiliar de enfermagem aposentada Carmelita Carodoso só soube do problema quando tentou fazer o empréstimo consignado nos últimos dias e recebeu resposta negativa já na agência do banco.
Os servidores denunciaram ainda que o Banco Industrial também informou a suspensão dos empréstimos consignados para trabalhadores do Estado.
A presidente do Sindicato da Administração Direta do Estado (Sinsp-RN), Janeayre Souto, disse que a situação tem deixado os servidores com o nome negativado, já que os bancos retiram o valor quando há o repasse do governo.
“O pior: negativa o servidor. O banco do Brasil retira o dinheiro quando o servidor retira da conta. Só quando o Estado faz o repasse é que ele devolve”, disse.
A situação não é inédita no Rio Grande do Norte. Em 2023, em pelo menos duas oportunidades os empréstimos consignados foram suspensos por falta de pagamento do governo do RN ao bancos.
Fonte: G1/RN