Lula pede que Congresso retire de tramitação 4 projetos enviados por Bolsonaro

Spread the love

Propostas envolvem pré-sal, Marco Civil da Internet, excludente de ilicitude e Política Nacional de Longo Prazo. Mensagens foram publicadas em Diário Oficial da União nesta quinta-feira (6).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou mensagens ao Congresso Nacional solicitando a retirada de tramitação de quatro projetos de lei que foram enviados durante o governo de Jair Bolsonaro. Os pedidos foram publicados em Diário Oficial nesta quinta-feira (6).

Os alvos do governo federal nos pedidos são:

     –  proposta que institui a Política Nacional de Longo Prazo.

O projeto que envolve as GLOs prevê mudança na classificação do que é legítima defesa de militares e agentes de segurança durante as operações. Em tese, se a lei fosse a aprovada, os agentes de segurança poderiam ficar sem punição ao cometer algo considerado proibido por lei, como matar.

No caso da proposta que limita remoção de conteúdos na internet, o projeto altera o Marco Civil da Internet e impede que as empresas controladoras de redes sociais excluam perfis ou tirem do ar conteúdos sem que haja uma “justa causa”.

A proposta que muda o Marco Civil da Internet foi alvo de críticas por setores da sociedade, que alertaram que a lei poderia dificultar o combate às fake news e a conteúdos de ódio.

Já em relação ao projeto que envolve o pré-sal, a proposta autoriza que União venda sua parcela do excedente do pré-sal.

Pela proposta, os recursos obtidos com cessão desses direitos não estariam mais vinculados ao Fundo Social. Este fundo destina verbas para saúde, educação e outras áreas sociais.

Por último, a Política Nacional de Longo Prazo traz fundamentos e objetivos nacionais para garantir soberania nacional, desenvolvimento, redução de desigualdades, entre outros.

Fonte: G1