Cientistas descobrem planeta parecido com a Terra que orbita estrela vizinha do Sol

  Nomeado de Proxima b, planeta é pequeno, rochoso e pode ter água líquida. Ele orbita ao redor da Proxima Centauri, estrela mais próxima do Sol.

 

  Ao redor da estrela mais próxima do Sol, a Proxima Centauri, orbita um planeta pequeno e rochoso como a Terra que tem condições que permitiriam a existência de água em estado líquido, fator primordial para o desenvolvimento de vida. A empolgante descoberta do planeta Proxima b foi anunciada nesta quarta-feira (24) na revista "Nature".

  Os cientistas celebraram o achado, pois o Proxima b pode vir a ser o planeta com possibilidade de vida mais perto do nosso Sistema Solar.

  A equipe de mais de 30 cientistas analisou dados coletados a partir de dois telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO) entre 2000 e 2014 e de uma série de observações feitas entre janeiro e março de 2016. As medidas se referem ao efeito Doppler, que indica minúsculos deslocamentos de uma estrela provocados pela presença de um planeta orbitando ao seu redor.

Ilustração mostra como pode ser a superfície do planeta Proxima b, que orbita a estrela Proxima Centauri, a mais próxima do Sol (Foto: ESO/M. Kornmesser)

  Os dados permitiram concluir que Proxima b tem uma massa equivalente a cerca de 1,3 vez a da Terra e orbita a Proxima Centauri a cada 11,2 dias a uma distância de cerca de 7,5 milhões de km de sua estrela. Isso equivale a cerca de 5% a distância entre a Terra e o Sol. 

  A estrela Proxima Centauri fica a uma distância de 4,2 anos-luz do nosso Sistema Solar. Mesmo sendo nossa vizinha mais próxima, ainda sim levariam milhares de anos para chegar até lá usando a tecnologia atual.

  "Ser bem-sucedido na busca do planeta terrestre mais próximo fora do Sistema Solar foi uma experiência de uma vida, e resultou da dedicação e da paixão de vários pesquisadores internacionais. Esperamos que essas descobertas inspirem futuras gerações a continuarem procurando além das estrelas. A busca por vida no planeta Proxima b vem em seguida", afirmou o coordenador do projeto e principal autor do estudo, Guillem Anglada-Escudé, da Universidade Queen Mary de Londres (QMUL).

  A possibilidade de existência do planeta já era investigada há muito tempo, porém os cientistas queriam se certificar de que os dados eram realmente precisos. Isso porque a luz de uma estrela anã vermelha como a Proxima Centauri pode variar de forma a imitar a presença de um planeta. "Assim que estabelecemos que a variação não era causada por buracos estelares, soubemos que poderia ser um planeta orbitando uma zona onde a água poderia existir, o que é muito empolgante. Se futuros estudos concluírem que as condições de sua atmosfera são adequadas para abrigar vida, esta será provavelmente uma das descobertas científicas mais importantes que faremos", disse o pesquisador John Barnes, um dos autores do estudo.

Fonte: G1

 

Mais Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
Professora e estagiária são filmadas ao colocar alunos dentro de saco de lixo em Restinga, SP;

Professora e estagiária são fi…

 Mães foram à polícia após filhos de 3 e 4...

Restaurantes em favelas de SP atraem clientela de shoppings de luxo vizinhos

Restaurantes em favelas de SP …

 A crise financeira afeta a alimentação de...

Homem e mulher são executados a tiros e criança de 4 anos baleada em Assu, RN

Homem e mulher são executados …

 Crime aconteceu na madrugada desta quarta...

Dois homens e uma mulher são mortos a tiros em Santo Antônio, RN

Dois homens e uma mulher são m…

 Triplo homicídio aconteceu na noite desta...

RN: 20 agentes de segurança foram assassinados em 2017

RN: 20 agentes de segurança fo…

 Desse total, 17 foram policiais militares

Mulher é encontrada morta em Canguaretama

Mulher é encontrada morta em C…

 A vítima foi identifica apenas por "Sandrinha"...

Soldado da PM é baleado e morre após deixar partida de futebol em Natal

Soldado da PM é baleado e morr…

 Crime aconteceu na noite desta sexta (10)...

Três suspeitos morrem em confronto com a PM no interior do RN

Três suspeitos morrem em confr…

 Caso aconteceu na manhã deste sábado (11)...

Henrique Alves chora em depoimento e diz que abriu conta no exterior por orientação de Eduardo Cunha

Henrique Alves chora em depoim…

 Alves disse que conta serviu para contorn...

Hot topics

Follow us