PF apura se fazenda usada por amigo de Temer pertence ao presidente

 Conforme relatório das buscas e apreensões a PF apreendeu em endereços de coronel Lima diversos documentos sobre a fazenda.

 

Polícia Federal investiga se a Fazenda Esmeralda, no interior de São Paulo, usada pela Argeplan, empresa de João Baptista Lima Filho – amigo do presidente Michel Temer e coronel aposentado da Polícia Militar – pertence ao presidente.

 Conforme relatório das buscas e apreensões feitas no dia 29 de março, na Operação Skala, a PF apreendeu em endereços de coronel Lima diversos documentos sobre a fazenda.

 A operação foi deflagrada com o objetivo de coletar provas para o inquérito que investiga se o presidente Michel Temer editou um decreto a fim de favorecer empresas portuárias em troca de propina.

 Ao concordar com as buscas, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse que "apesar dos vultuosos contratos firmados, a Argeplan teria 20 empregados registrados, 3 veículos e uma filial que funcionaria na fazenda Esmeralda".

 Dodge disse, ainda, que a PF "menciona que a fazenda, em São Paulo, seria de propriedade do presidente Michel Temer e foi invadida pelo MST em 2016 e 2017". O local foi ocupado diversas vezes desde 2016.

 Em um apartamento na Vila Andrade, em São Paulo, em meio a documentos da Argeplan, a PF recolheu "email relativo a pagamentos RPA-Fazenda Esmeralda entre a arquiteta Rita e Argeplan". A arquiteta Rita é Maria Rita Fratezi, mulher do coronel.

 Na sede da Argeplan, também na capital paulista, celulares da arquiteta foram recolhidos, além de um caderno da empresa onde consta documentos de origem da Fazenda Esmeralda. Além disso, também localizaram "pasta plástica transparente contendo documento referentes a Maria Rita Fratezi e Fazenda Esmeralda".

 Na sala de contabilidade, foi localizada ainda "pasta suspensa contendo documentos da Fazenda Esmeralda, indicando como foi firmada e qual participação de cada pessoa e localização".

 No mesmo local, foi encontrada na sala de arquitetura uma relação de projetos executados e na linha 285 o termo "residência Dr Michel Temer". Na sala do Coronel, os agentes recolheram uma agenda telefônica de 2005 com o título "escritório político deputado Michel Temer".

Depoimentos sobre a fazenda

 No documento no qual concorda com a Operação Skala, Dodge menciona também que, em depoimentos no inquérito que apura se Temer recebeu propina em troca de editar decreto para favorecer empresas da área portuária, os empresários Joesley Batista e Ricardo Saud, da J&F, citaram que a fazenda poderia ser de Michel Temer.

 Em 15 de fevereiro, Joesley disse que "se recorda que Paulinho da Força comentou com ele, o depoente, que existe uma fazenda no estado de São Paulo, em nome do coronel Lima ou de sua empresa Argeplan, mas que na verdade seria de Michel Temer; que inclusive Paulinho sempre expressava para o depoente, quando estava irritado com Michel Temer: 'uma hora nós vamos invadir aquela fazenda dele'".

 

Fonte: G1

Mais Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
Novacruzense maratonista sobe ao pódio em corrida de Genipabu.

Novacruzense maratonista sobe …

 Fofo, conquista a 2ª colocação e adiciona...

Prefeito participa de procissão alusiva à São Sebastião

Prefeito participa de procissã…

 Prefeito Flávio César Nogueira participa ...

Prefeito faz visita surpresa ao Hospital Municipal Monsenhor Pedro Moura

Prefeito faz visita surpresa a…

 A iniciativa teve como objetivo conhecer ...

Em reunião, comissão e dirigentes se entendem e chegam a um acordo.

Em reunião, comissão e dirigen…

 Jogos das oitavas do Campeonato Municipal...

Após matar e enterrar esposa em casa, homem sai para jogar futebol no interior potiguar, diz PM

Após matar e enterrar esposa e…

 Segundo a polícia, homem confessou crime ...

Eclipse com 'superlua' será visível em todo o Brasil; próximo no país será em 2022

Eclipse com 'superlua' será vi…

 Fenômeno será registrado na madrugada de ...

Atual equipe da Secretaria da Juventude, Esporte, Cultura e Lazer, é apresentada ao Prefeito Flávio de Beroi.

Atual equipe da Secretaria da …

 Criatividade, dedicação e vontade de dar ...

Secretários municipais participam da campanha de doação de medula óssea em Nova Cruz

Secretários municipais partici…

   O secretário chefe de gabinete...

Crianças de Nova Cruz têm o incentivo da prefeitura para aprender a jogar futebol.

Crianças de Nova Cruz têm o in…

 O projeto “Escolinha de Futebol Formando ...

Hot topics

Follow us